Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857

Compartilhe esta página

Título: Análise das estratégias didáticas abordadas em videoaulas do youtube sobre divisão celular
Autor(es): MATOS, Gerllane Jorge de
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Videoaula; Recurso Didático
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: MATOS, G. J.
Abstract: Atualmente a utilização das tecnologias vêm se intensificando no nosso cotidiano, especialmente pelo uso de aparelhos de celulares e computadores. Nesse cenário, o uso da internet para fins educativos tem sido frequente nas novas gerações, cujos jovens internautas por meio de uma rede tecnológica têm acesso à informações em tempo real. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias didáticas em videoaulas disponíveis no YouTube que abordem o conteúdo divisão celular, observando a relevância do uso do vídeo como recurso pedagógico. A proposta metodológica desse estudo é baseada na abordagem qualitativa, pois é a técnica que mais se aproxima do objeto de estudo, proporcionando a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo com o observado. Esta pesquisa é considerada relevante, pois o canal de youtube tornou-se uma plataforma popular especialmente na busca de videoaulas sendo procurada por diversos alunos. Diante dessa realidade, foram analisados os vídeos sobre divisão celular que apresentavam mais de 50 mil visualizações de acesso, pois consiste em um indicativo do uso deste recurso por estudantes. Ao final da análise foi possível constatar que a grande maioria dos videoaulas são satisfatórios, principalmente no que se refere ao estudo de biologia celular. No entanto, em canais que os professores disponibilizam não só vídeos, mas também fórum para a discussão de assuntos abordados na escola compravam que os vídeos e as animações podem contribuir significativamente para aprendizagem, também foi constado que uma pequena parcela de videoaulas, existe um uso superficial da contextualização como estratégia didática e também pouca resolução de exercícios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS, Gerllane Jorge de.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons